O presidente da Granbel e prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, concedeu nesta quarta-feira de uma entrevista na TV Assembleia abordando as diretrizes e desafios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
João abordou a importância da articulação estratégica para os próximos anos, destacando temas como saúde, transporte e sua liderança à frente das 34 cidades que compõem a Associação. Ele reforçou a necessidade de uma atuação conjunta, mas sempre respeitando a identidade e as especificidades de cada município. “Acredito que a Granbel tem um grande desafio pela frente, mas a chave para o sucesso está em trabalhar de maneira integrada, sem perder de vista as particularidades de cada local”, afirmou.
O presidente também citou a proposta da criação de Grupos de Trabalho (GTs) que, por meio de encontros regulares, vão fortalecer ações conjuntas e incentivar trocas de experiências sobre questões comuns. Além disso, há espaço para a formação de novos grupos com base em outros critérios, como por número de habitantes, por exemplo.
Outro assunto abordado foi pauta a concessão do trecho da rodovia 010. “A Granbel reconhece a complexidade e a diversidade de interesses relacionados à concessão do trecho da MG-010, que abrange 13 cidades do Vetor Norte. Cada cidade tem suas particularidades econômicas, sociais e logísticas, essa medida resulta em diferentes percepções e impactos”, explicou o presidente.
A entidade reafirmou seu compromisso de atuar como um canal de diálogo entre os municípios, o governo estadual e demais partes envolvidas, garantindo que as demandas de cada localidade sejam consideradas. “Nosso papel é contribuir para um debate qualificado, com base em estudos técnicos e no interesse coletivo da população metropolitana”, frisou o presidente.
A Granbel vai acompanhar a discussão e promover espaços para que os municípios opinem, buscando soluções que conciliem desenvolvimento regional, mobilidade e qualidade de vida para todos.
Com relação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais que visa proibir a cobrança de pedágio na região Metropolitana de Belo Horizonte, a Granbel entende que uma proibição total ignora a realidade de cada município, suas condições econômicas e a necessidade de investimentos em infraestrutura viária. “A imposição de uma restrição absoluta impede o debate qualificado sobre possíveis concessões que poderiam trazer melhorias necessárias para determinadas localidades, beneficiando seus moradores e impulsionando o desenvolvimento regional”, avalia João Marcelo Dieguez.
Foto: João Moraes


