A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) reativou, na manhã desta quinta-feira, 21 de agosto, o Fórum de Desenvolvimento Econômico e Planejamento.
A abertura contou com a participação da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Costa, que dividiu a mesa com o presidente da Granbel e prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez; o vice-presidente da entidade e prefeito de Florestal, Juninho; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Adriano Faria; o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Sampaio Melo e o superintendente de Inovação Tecnológica, Ícaro Lima Maciel.
Também estiveram presentes secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Planejamento de 34 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, reforçando a representatividade do encontro.
O presidente da Granbel, João Marcelo Dieguez, destacou a importância do espaço para o fortalecimento da região. “O Fórum é um ambiente constante de diálogo, interação e integração”, afirmou. Segundo ele, a troca de experiências entre os municípios é essencial para construir soluções conjuntas aos desafios metropolitanos. A secretária de Estado, Mila Costa, reforçou a relevância da iniciativa: “A Granbel é essencial para que os municípios tenham voz e força no Estado”.
Apresentação de programas do governo
Durante o encontro, a secretária Mila Costa destacou a importância da liberdade econômica e da desburocratização para impulsionar o desenvolvimento local. Foram apresentados aos participantes programas e iniciativas do Governo de Minas, entre eles:
• Invest Minas: promoção de investimentos que mantém uma base de galpões e terrenos, públicos e privados, disponíveis para apresentação a investidores interessados em se instalar em Minas Gerais.
• Minas Maps: plataforma online que reúne informações detalhadas sobre o estado, auxiliando no planejamento de investimentos e na localização de empresas.
• Minas Reurb: programa voltado para a regularização fundiária urbana de áreas ocupadas de forma irregular.
• Cidades do Futuro: iniciativa que utiliza tecnologia avançada para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, otimizar a gestão urbana e promover sustentabilidade.
• Minas Livre: programa que busca desburocratizar e simplificar processos, facilitando a vida de quem produz e empreende.
“O Fórum foi extremamente enriquecedor e abriu novas perspectivas para diferentes caminhos. Foi um momento de grande aprendizado e certamente vamos colocar em prática o que discutimos aqui”, destacou o secretário de Planejamento e Gestão de Itaguara, José Carlos.
Ao final, o Fórum elegeu sua nova coordenação:
• Presidente: Adriano Faria (Belo Horizonte)
• Vice-presidente: Júlio César (Caeté)
• 1º Secretário: André Paiva (Brumadinho)
• 2º Secretário: Lucas Henrique (Nova Lima)


