Municípios e empresas de Minas Gerais vão contar com novos investimentos para renovar suas frotas de transporte coletivo. O governo federal anunciou a liberação de R$ 1,73 bilhão em financiamentos, por meio do Novo PAC, com juros de até 6% ao ano. Os recursos contemplam 18 propostas habilitadas, incluindo o metrô de Belo Horizonte e a aquisição de ônibus mais modernos e menos poluentes em diversas cidades mineiras.
Na capital, a Prefeitura de Belo Horizonte será contemplada pelo programa Renovação de Frota, que prevê a chegada de 190 ônibus elétricos do modelo Euro 6. O financiamento, de R$ 425 milhões, permitirá que a frota municipal seja gradualmente substituída por veículos de baixa emissão de poluentes. A gestão já havia anunciado a compra de 100 veículos nos próximos quatro anos, mas o apoio federal deve ampliar essa renovação.
No setor privado, empresas que operam em 13 municípios também terão acesso ao financiamento, garantindo a substituição de 278 ônibus por modelos Euro 6 a diesel, menos poluentes que os atuais. O investimento total previsto para este grupo é de R$ 227,3 milhões.
Além da renovação da frota, outras iniciativas de mobilidade urbana foram contempladas. Em Ipatinga, no Vale do Aço, serão destinados R$ 39,9 milhões para a implantação de terminais de integração. Já em Poços de Caldas, no Sul de Minas, R$ 22,2 milhões vão viabilizar a construção de novos abrigos de ônibus.
Renovação de frota – setor privado
Confira as cidades mineiras contempladas:
- Belo Horizonte (três propostas): 43 ônibus – R$ 40,3 milhões
- Cataguases: 10 ônibus – R$ 6,9 milhões
- Uberlândia: 10 ônibus – R$ 9,5 milhões
- Pouso Alegre: 22 ônibus – R$ 16,2 milhões
- Ibirité: 12 ônibus – R$ 9,6 milhões
- João Monlevade: 12 ônibus – R$ 9,1 milhões
- Santa Luzia: 20 ônibus – R$ 14,3 milhões
- Betim, Belo Horizonte e Contagem: 25 ônibus – R$ 18,7 milhões
- Itaúna: 42 ônibus – R$ 33,2 milhões
- Nova Lima, Vespasiano e Lavras: 66 ônibus – R$ 57,1 milhões
- Contagem e Belo Horizonte: 7 ônibus – R$ 5,6 milhões
- Nova Lima: 9 ônibus – R$ 6,8 milhões
Detalhes do financiamento
As linhas de crédito utilizam recursos do FGTS e possuem condições especiais. Para sistemas sobre trilhos, como o metrô, os juros são de 5,5% ao ano. Para os demais projetos, a taxa é de 6% ao ano, com prazos de amortização que podem chegar a 30 anos e carência de até 48 meses.
Esses investimentos representam um avanço importante para a mobilidade urbana de Minas Gerais, trazendo benefícios para o meio ambiente e para a qualidade do transporte coletivo em várias regiões do estado.
